quinta-feira, 30 de abril de 2009

Enquanto isso...

Oi pessoas!!!

Aos poucos, como havia dito no outro post, estou voltando à minha rotina, já que meu pai está melhorando (Ufa! Obrigada pela torcida e mensagens!), mas ainda está no hospital. Infelizmente.
Bem... hoje passando pela avenida Conselheiro Aguiar, em Boa Viagem, parei na primeira farmácia que ví pela frente, só que estacionei em frente à loja ao lado, que se chama: Lou Salomé e me deparei com um lindo texto dessa incrível mulher na vitrine, Ouse é o seu título. Fui embora pensando nas coisas que já tinha ouvido e lido à respeito dela, já que minha prima Rebeca e minha sogra, já haviam me falado dela, aí fui pesquisar no amigo Google e pensei em trazer aqui pra dividir com vcs, um pouco dela e de seus textos, já que informação nunca é demais né?!









Aí vai...



Nascida em 1861, Lou Salomé destacava-se pela vontade de aprender. Teve uma existência rica, convivendo com diversos intelectuais como os filósofos Paul Rée e Nietzsche, o poeta Rilke e o psicanalista Freud. Colaboradora da Psicanálise, preservou sua liberdade de pensamentos, os quais deixou registrados em livros.
Em 1890, aos 19 anos, Louise Salomé deixou sua cidade natal, São Petersburgo. Em Roma, conheceu os filósofos Paul Rée e Nietzsche, com os quais manteve uma forte ligação intelectual. Nietzsche amou Lou, mas nunca foi correspondido, pois ela não enxergava o homem, apenas o filósofo.
Casada com o professor Carl Andréas, com quem manteve uma relação pouco convencional, envolveu-se com o poeta Rilke vivendo um romance intenso.
O interesse de Lou pelas relações humanas, pela condição feminina e por assuntos como o amor e erotismo acabou aproximando-a de Freud. Nos contatos com o mestre, preservou suas próprias idéias, divergindo quanto às teorias sobre o narcisismo e a feminilidade. Encorajada por Freud, praticou análise na Alemanha. Em 1931, tornou pública sua gratidão para com o mestre, publicando o livro Carta aberta a Freud.
Na noite de 5 de fevereiro de 1937, Louise Andréas Salomé morreu durante o sono. Dias depois, a Gestapo confiscou seus livros e papéis com anotações, por considerar a Psicanálise uma ciência judaica.

Valéria Rossi de Carvalho

Fonte: www.cultura.ufpa.br/.../ima/borbo/borbo008.gif

Texto Ouse!

Ouse, ouse... ouse tudo!!
Não tenha necessidade de nada! Não tente adequar sua vida a modelos, nem queira você mesmo ser um modelo para ninguém. Acredite: a vida lhe dará poucos presentes. Se você quer uma vida, aprenda... a roubá-la! Ouse, ouse tudo! Seja na vida o que você é, aconteça o que acontecer. Não defenda nenhum princípio, mas algo de bem mais maravilhoso: algo que está em nós e que queima como o fogo da vida!!


Lou-Salomé






Bjs!!!!

Um comentário:

Karol ---de BH--- disse...

Informaçao nunca é demais. Gostei ^^